O QUE É
MAUAL LAB é um espaço para desenvolvimento de projetos audiovisuais de curta e longa duração da Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL).
Em sua segunda edição, a partir de chamada pública para realizador@s do estado de Mato Grosso, o MAUAL LAB selecionará 03 projetos independentes de longa e 06 projetos universitários de curta, de ficção ou documentário em fase de desenvolvimento e de temática livre.
A iniciativa é fruto de uma parceria com o SEBRAE-MT visando ampliar e aprofundar as atividades de capacitação que integram a programação da nossa MAUAL.
Comissão de Seleção
Projetos de Curta
Gabriel Correia
Sabrina Tenório
Carol Araújo
Projetos de Longa
Lorena Montenegro
Lidiana Reis
Diego Baraldi
Projetos Selecionados
Categoria longa
. Capim-navalha - Giulia Medeiros
. Gosto do Cloro - Juliana Curvo Pires
. A Rusga - Maurício Rodrigues Pinto e Sérvulo DelCastilho
Categoria curta de ficção
. Transeunte - Guilherme Arthur de Lima Pereira
. Manga verde com sal - Felipe F. Rosso e Kylz Meireles
. Armário de Lili - Diego Cavalcante
Categoria curta documental
. De longe vejo minha aldeia - Renata Cristina dos Santos e Maria Andreia dos Santos
. Sr. Fiuza - Lívia Fiuza Garcia
. Entre quadras - Murilo Lopes Perillo Gomes
CONSULTORIAS
Os projetos selecionados serão contemplados com três consultorias presenciais no período de 07 a 11 de outubro, sendo uma consultoria na área de Pesquisa e Roteiro, uma na área de Produção e uma na área de Pitching.
As consultorias são restritas aos participantes selecionados e serão realizadas nos laboratórios e salas de aula do Departamento de Comunicação, na Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT. A Sessão de Pitching é aberta ao público e ocorrerá na tarde do dia 11 de outubro.
Conheça as consultoras:
1. Pesquisa e Roteiro - Ficção
Camila Augustini é roteirista e Consultora formada pela EICTV (Cuba) onde hoje é professora. Tutora do Cena15 desde 2021. Atuou no desenvolvimento de projetos transmídia da Globo onde também foi analista de projetos de filmes e séries. Co-roteirista de Manas, de Marianna Brennand (Festival de Veneza, 2024). Criadora e chefe de sala na série “Amar É Para Os Fortes” (Amazon) e chefe de sala em uma série para Globoplay. Sob a supervisão de Guillermo Arriaga, escreveu o roteiro de “Um Lobo Entre os Cisnes”, dirigido por Marcos Schetchman e Helena Varvaki. É supervisora de Roteiro do longa "Levante", de Lillah Halla (Semana da Crítica, Cannes, 2023, Prêmio FIPRESCI). Como consultora de roteiro, atuou em vários laboratórios no Brasil e no exterior (ICAU, Dyga Chile, Incubadora Paradiso, Sesc Argumenta, Nuevas Miradas, Produire au Sud etc), nas séries “As Seguidoras” (Paramount+), “Um Dia Qualquer” (Warner) e “A Benção” (Canal Brasil) e nos filmes “Menarca” (Lillah Halla), “Greta” (Armando Praça), “Um Doce de Família” (Carol Durão) etc. É programadora do FRAPA e do Frapa[LAB]. Em 2022, foi uma das juradas do International Emmy Awards.
2. Pesquisa e Roteiro - Documentário
Milena Moura é uma cineasta brasileira especializada no mercado Chinês. Ela concluiu o mestrado em direção de cinema pela Academia de Cinema de Pequim, o berço do cinema chinês, e tem experiência como produtora, diretora e editora em diferentes formatos de produção digital. Com um interesse especial em projetos transmídia e experiência em produções culturais internacionais, ela foca em conectar pessoas de culturas diferentes através do poder empático do cinema. Em 2017 ela dirigiu e produziu o seu primeiro documentário de longa metragem, “Canções em Pequim”, selecionado para a Competição Internacional do Festival Internacional de Documentários “É Tudo Verdade”, 2018.
3. Produção Executiva
4. Pitching
Paula Torres é produtora executiva formada pela FAAP (SP), tem 30 anos de experiência no audiovisual. Trabalhou por mais de 20 anos na TV Globo, onde liderou diversos programas, como Domingão do Faustão, Caldeirão do Huck, Criança Esperança, Carnaval Rio e São Paulo, além do Show da Virada. Professora de produção executiva para o primeiro curso de Autor Roteirista na faculdade Estácio de Sá , Rio de Janeiro.
Krishna Mahon é jornalista e cineasta indicada ao Emmy, é apresentadora do SexPrivé Club da Band. Foi produtora da Discovery e diretora de conteúdo do History. É colunista da Folha de São Paulo e tem dezenas de prêmios nacionais e internacionais com documentários e séries que produziu quando era produtora executiva da Discovery nos EUA, e diretora de conteúdo dos canais History. Também fundadora e patrona da Imprensa Mahon, canal multiplataforma, sem fins lucrativos, com foco em informação e fomento ao setor audiovisual, com uma rede de mais de 60 mil pessoas, além de ser uma das fundadoras e administradoras do Mulheres do Audiovisual Brasil, que desde 2015 une talentos femininos pelo país.